Licença renovada: o Google fica na China

Lembra que no final de junho o Google deixou de redirecionar automaticamente a versão chinesa de seu buscador para o endereço www.google.com.hk, de Hong Kong, na expectativa de ter sua licença ICP (Internet Content Provider) renovada pelo governo chinês? Pois é, demorou, mas a renovação aconteceu.

A tal licença expirou no dia 30 de junho (2010) e, sem ela, o Google não poderia continuar atuando na China. No entanto, a empresa temia que o redirecionamento automático fosse mais um motivo para o governo local não efetuar a renovação. Por conta disso, o Google fez a página www.google.cn exibir um link para o endereço www.google.com.hk em vez de efetuar o direcionamento direto.

Depois dessa medida, só restou ao Google aguardar a decisão do governo chinês, que foi finalmente divulgada ontem: “estamos muito contentes em saber que a China renovou nossa licença ICP, e esperamos continuar oferecendo buscas na Web e outros serviços aos nossos usuários chineses”, disse uma porta-voz da companhia.

A renovação, no entanto, provavelmente não ocorreu por causa da medida adotada pelo Google. O governo chinês certamente sabe que a saída da empresa de seu mercado nesse momento poderia manchar seriamente a imagem do país em relação aos investidores estrangeiros e até mesmo causar uma revolta entre seus mais de 400 milhões de usuários da internet.

Referência: ELPAÍS.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.