LibreOffice: 25 milhões de usuários em seu primeiro ano

Aniversário de 1 ano do LibreOfficeNesta semana, a suíte de escritório LibreOffice está completando seu primeiro ano de existência. Motivos para comemorar não faltam: o projeto conta, atualmente, com a colaboração de cerca de 330 desenvolvedores; além disso, acumulou mais de 25 milhões de usuários no mundo todo nestes doze meses.

A iniciativa surgiu graças a um grupo de desenvolvedores que estava temendo pelo futuro da suíte OpenOffice.org, na ocasião, controlada pela Oracle. Naquela época, havia um clima de insegurança pela desconfiança de que a empresa, depois de ter adquirido a Sun Microsystems, não daria a devida atenção às iniciativas de código aberto desta última, que incluía o OpenOffice.org.

Como consequência, alguns participantes do projeto “abandonaram o barco” e criaram a The Document Foundation, cuja principal atividade é o desenvolvimento de um fork que recebeu o nome LibreOffice. De imediato, a iniciativa recebeu o apoio de empresas como Canonical (responsável pelo Ubuntu), Red Hat e até do Google.

A Oracle sentiu o impacto causado por toda essa história, tanto que, em junho deste ano, entregou o OpenOffice.org à Apache Software Foundation. De qualquer forma, o LibreOffice já havia conquistado seu espaço.

Atualmente na versão 3.4, a suíte LibreOffice está disponível gratuitamente para as plataformas Windows, Mac OS X e, claro, Linux. Há compatibilidade com vários idiomas, inclusive português do Brasil. Mais informações e download em www.libreoffice.org.

Referência e imagem: The Document Foundation Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.