Lançada a versão 2011 do Mandriva Linux

Já está disponível para download a versão final da distribuição Mandriva Linux 2011 (codinome Hydrogen). A novidade chega com o kernel 2.6.38.7 e o ambiente gráfico KDE 4.6.5 como padrão, não dando mais espaço às alternativas GNOME e Xfce. Mas há uma razão para isso: os desenvolvedores do Mandriva querem que esta seja a melhor distribuição Linux baseada em KDE.

De fato, o visual do Mandriva 2011 é bastante agradável: janelas limpas e organizadas, além de ícones caprichados, fazem parte do pacote, por exemplo.

Entre os aplicativos que fazem parte da distribuição estão o navegador Firefox 5.0.1, o cliente de e-mail Thunderbird 5.0, o pacote de escritório LibreOffice 3.4.2, o player de música Clementine (inspirado no Amarok 1.4), a ferramenta TimeFrame, que cria uma espécie de linha do tempo para que o usuário localize mais facilmente seus arquivos, e um novo gerenciador de pacotes.

TimeFrame – Imagem por Mandriva

TimeFrame – Imagem por Mandriva

Outro destaque fica por conta do MandrivaSync, um serviço similar ao Ubuntu One e ao Dropbox que oferece 2 GB gratuitos ao usuário para armazenamento de arquivos nas nuvens e sincronização com outros dispositivos.

O Mandriva 2011 pode ser baixado em www.mandriva.com/br/downloads. Há versões para computadores de 32 e 64 bits. A imagem de ambas, disponível em formato ISO, têm 1.6 GB. Mais informações no link wiki.mandriva.com/en/2011.0_Tour (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.