Kodak pode estar prestes a pedir concordata nos Estados Unidos

Câmera KodakPor muito tempo, a Eastman Kodak foi responsável por registrar os momentos mais agradáveis de muita gente com as suas linhas de câmeras e filmes fotográficos. A ascensão das fotos digitais, no entanto, fez com que a empresa perdesse a sua hegemonia. A situação está tão crítica que a companhia está prestes a pedir concordata nos Estados Unidos. A informação é do The Wall Street Journal.

Tida atualmente no Brasil como “recuperação judicial”, concordata é um processo no qual uma empresa reconhece não poder cumprir o pagamento de suas dívidas e solicita proteção da justiça para colocar em ação um plano para voltar a ter condições de manter a normalidade de suas operações. Se depois do prazo fornecido a companhia não conseguir se recuperar, normalmente é iniciado um processo de falência.

No caso da Kodak, o pedido de concordata pode acontecer no final de janeiro ou no início de fevereiro (2012) caso a empresa não consiga recursos financeiros para lidar com as suas dívidas. A principal “esperança” da Kodak, mesmo se a solicitação de concordata for realizada, está na possibilidade de venda de cerca de 1.100 patentes.

A notícia fez com que as ações da Kodak “despencassem” na data de hoje (04/01/2012) em quase 30%, deixando a companhia em situação ainda mais delicada – em 2011, os papeis da empresa desvalorizaram cerca de 80%. Diante desta situação, a Eastman Kodak pode ser excluída da Bolsa de Nova York se não conseguir elevar o valor de suas ações no prazo de seis meses.

Atualmente, a Kodak trabalha principalmente com a fabricação de câmeras digitais, impressoras e porta-retratos eletrônicos.

Referências: The Wall Street Journal, BusinessWeek.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.