Japão volta a ter o supercomputador mais rápido do mundo

K, um nome absurdamente simples para um equipamento absurdamente poderoso: o supercomputador mais rápido do momento. Desenvolvido pela Fujitsu em conjunto com a RIKEN Advanced Institute for Computational Science para investigações científicas, a novidade é capaz de trabalhar com 8,1 petaflops, isto é, pode processar mais de 8 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

Tanto poder é resultado do uso de 68.544 processadores SPARC64VIIIfx, que fazem o equipamento ter quase 550 mil núcleos. Como se não bastasse, a Fujitsu espera que o K tenha mais de 80 mil processadores até novembro de 2012. Mas, já no atual estágio, o supercomputador se mostra também como o que mais consome energia. Por outro lado, é o que também o faz de maneira mais eficiente.

K – Imagem por RIKEN

K – Imagem por RIKEN

Graças a essa capacidade, o Fujitsu K devolveu ao Japão a liderança no TOP500, lista dos quinhentos computadores mais rápidos do mundo. O país ocupou este posto em 2004, com a máquina Earth Simulator, da NEC. Antes de o Japão reassumir a primeira colocação, a lista era liderada pelo Tianhe-1A, da China, que possui capacidade de 2,57 petaflops.

É válido frisar que o Brasil também tem representantes no TOP500: os supercomputadores Tupã e Galileu, que ocupam, respectivamente, as posições 34 e 167 do ranking.

Referências: CNET News, RIKEN.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.