Jacob Goldman, fundador da Xerox PARC, falece aos 90 anos

Morreu nesta terça-feira (20/12/2011) em Connecticut, Estados Unidos, o físico Jacob E. Goldman (também chamado de Jack Goldman), um dos fundadores da Xerox Palo Alto Research Center (Xerox PARC), um dos mais importantes centros de pesquisa da história da computação, responsável pelos passos iniciais de muitas das tecnologias que utilizamos hoje.

A criação da Xerox PARC aconteceu em 1970 e, naquela mesma década, pesquisas extremamente importantes foram realizadas, entre elas, a invenção da interface gráfica para computadores pessoais, ideia que acabou sendo implementada por Steve Jobs no primeiro computador Macintosh, iniciando uma revolução na indústria. A Xerox PARC também está por trás de tecnologias como as redes Ethernet e as impressoras a laser.

Goldman trabalhava na Ford quando foi convidado por John Bardeen a entrar para o time da Xerox. Bardeen apostou, acertadamente, que Goldman poderia utilizar sua experiência em gerenciar projetos corporativos na busca da empresa por novos negócios. Naquela época, a Xerox havia comprado uma empresa de computadores para competir com a IBM, no entanto, não havia uma estratégia definida para isso. A criação da Xerox PARC acabou servindo de “rumo”.

Porém, apesar de suas grandes invenções, a Xerox acabou não tendo sucesso no mercado de computadores pessoais, com as suas ideias sendo melhor aproveitadas por outras empresas, com notoriedade para Apple e Microsoft. Anos mais tarde, o próprio Goldman explicou que isso aconteceu porque a direção da Xerox tinha grande aversão a riscos.

Jacob Goldman faleceu aos 90 anos, por insuficiência cardíaca.

Referências: CNET News, The New York Times.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.