IDC: vendas de PCs tem queda recorde – Resistência ao Windows 8 é uma das causas

Não é novidade para ninguém que o advento dos dispositivos móveis vem reduzindo o interesse pelos PCs, especialmente em países que estão na vanguarda tecnológica, como Estados Unidos e Japão. Mesmo diante desta realidade, dados divulgados recentemente pelo IDC (International Data Corp) surpreenderam o mercado: o primeiro trimestre de 2013 registrou queda de 13,9% nas vendas destes equipamentos, um recorde!

O IDC já esperava uma redução no volume de vendas em comparação ao primeiro trimestre de 2012, mas calculava que este número seria de 7,7%. O que precisamente fez a queda superar expressivamente as previsões não está claro, mas a instituição entende que a adesão crescente aos dispositivos móveis não é o único motivo: o Windows 8 também tem sua parcela de “culpa”.

PCs com Windows 8

Para alguns consumidores, a resistência ao Windows 8 se deve aos novos recursos deste sistema. A substituição do tradicional “Menu Iniciar” pela “Tela Inicial”, por exemplo, pode causar a impressão de ser necessário reaprender a utilizar a plataforma, fazendo com que muitos usuários desistam da ideia de adquirir um computador com Windows 8.

Segundo Bob O’Donnell, analista do IDC, há também a questão do touchscreen: muitas pessoas pensam que é necessário adquirir um equipamento que tenha tela tátil para poder utilizar o Windows 8 e, como computadores do tipo são mais caros que máquinas convencionais (controlados apenas por mouse e teclado), preferem adiar a aquisição.

É interessante notar que a Apple não está imune a este fenômeno: as linhas Mac tiveram suas vendas diminuídas em 7,5% no primeiro trimestre deste ano. Mas, no caso da empresa fundada por Steve Jobs, o “culpado” reside sob o mesmo teto: os tablets iPad.

Referência: IDC.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.