HP transformará WebOS em um sistema de código aberto

HPEm abril de 2010, a HP desembolsou 1,2 bilhão de dólares para adquirir a Palm e, de quebra, ser dona da plataforma móvel WebOS. O problema é que, depois do fracasso de vendas do tablet TouchPad, que roda este sistema operacional, em agosto de 2011 a empresa decidiu não lançar mais produtos baseados no WebOS. Mas nem tudo está perdido: recentemente, a HP decidiu liberar a plataforma como um projeto de código aberto.

A companhia ainda não forneceu detalhes sobre a iniciativa – não se sabe, por exemplo, exatamente quando o código-fonte do WebOS será disponibilizado –, mas a expectativa é a de que a decisão possa não só incentivar outras empresas a lançarem produtos baseados na plataforma como também a melhorá-la. A HP tratou de esclarecer que, apesar disso, continuará contribuindo para o desenvolvimento do sistema.

A decisão tem claramente o universo do Android como inspiração: a HP quer seguir um modelo parecido, liberando o WebOS como uma plataforma aberta, mas abrindo espaço para parcerias que possam resultar em produtos mais atraentes. De maneira complementar, a HP declarou querer evitar a fragmentação do sistema, em referência à quantidade de versões do Android em uso atualmente.

É cedo para saber se esta ideia fará com o que o WebOS “sobreviva”, mas a HP parece disposta a tentar descobrir. É uma aposta coerente: o tablet TouchPad não emplacou no mercado devido a problemas estratégicos e não por deficiências do WebOS. Logo, é possível que ainda haja espaço para esta plataforma no mercado. Neste sentido, a própria HP anunciou que em 2013 poderá voltar a explorar o segmento de tablets.

Referências: ZDNet UK, SlashGear.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.