HP diz sim ao USB 3.0 e não ao Thunderbolt

Depois que a Apple incluiu uma porta Thunderbolt na linha MacBook Pro, uma pergunta ficou na cabeça de muita gente: qual a próxima empresa a adotar essa tecnologia? A HP é que não vai ser, pelo menos a curto e médio prazo: a companhia manifestou recentemente sua preferência pelas portas USB 3.0.

Thunderbolt versus USB 3.0

De acordo com Xavier Lauwaert, gerente de marketing global da HP, a companhia ainda está analisando a tecnologia Thunderbolt, mas ainda não encontrou vantagem em sua adoção. O USB 3.0, por sua vez, é um padrão rápido e “herdeiro” de uma especificação utilizada amplamente em todo o mundo (USB 2.0), o que justifica a preferência da empresa. “Em relação aos PCs, todo mundo parece estar satisfeito com a expansão do USB 3.0. Precisamos de soluções mais elegantes? Ainda não estamos convencidos”, disse.

As portas Thunderbolt oferecem até 10 Gbps de taxa de transferência e permitem tanto tráfego de dados quanto envio e recebimento de sinal de vídeo. O USB 3.0, por sua vez, trabalha com até 4,8 Gbps para transferência de dados, uma taxa menor, mas compatível com a maioria das aplicações. Saiba mais sobre ambas as tecnologias nos seguintes links:

Referência: PCWorld.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.