Hospital paranaense mostra uso do Kinect em centros cirúrgicos

O Kinect começou como um acessório para permitir ao usuário utilizar apenas movimentos corporais para comandar determinados jogos do Xbox 360, mas hoje já pode ser utilizado em várias aplicações. Um dos exemplos mais recentes vem do Hospital Evangélico de Londrina, localizado no Paraná, que desenvolveu uma ferramenta que permite o uso do Kinect em centros cirúrgicos.

Além do Xbox 360, o Kinect está disponível para aplicações baseadas no Windows (imagem por Microsoft)

De nome INTERA, a solução criada pelo determinado de TI do hospital oferece a possibilidade de o médico consultar imagens de exames durante procedimentos cirúrgicos utilizando gestos que são capturados pelo Kinect. O profissional pode, por exemplo, ampliar a visão de uma imagem ou alternar entre os exames apenas com o movimento das mãos.

Esta solução se mostra bastante interessante porque oferece agilidade no acesso aos exames e faz com que o médico não tenha que tocar em equipamentos para visualizar as imagens, diminuindo os riscos de contaminação para o paciente. O vídeo a seguir dá mais detalhes:

Do acordo com o hospital, o sistema INTERA está em testes desde janeiro de 2012 e deverá ser implementado em todas as suas doze salas cirúrgicas até o final deste semestre.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.