Gradiente deve voltar ao mercado em abril

O ano de 2012 começa com uma notícia importante para o segmento de eletroeletrônicos do Brasil: após uma grave crise financeira que a tirou das lojas, a Gradiente deve voltar ao mercado em abril de 2012. A notícia foi confirmada pelo executivo Eugênio Staub, presidente do conselho da IGB Eletrônica, empresa que atualmente controla a marca Gradiente.

Este retorno será possível graças a um complexo conjunto de medidas. Entre elas, está o arrendamento da IGB para a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), que deverá eliminar cerca de 390 milhões de reais em dívidas da primeira. Outras dívidas, que juntas ultrapassam 100 milhões de reais e estão ligadas ao Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal (Refis), a companhia tenta liquidar judicialmente.

As expectativas de Eugênio Staub são grandes quanto ao retorno da Gradiente. O próprio executivo chegou a dizer que muitos consumidores sequer perceberam que a marca sumiu das prateleiras nos últimos anos. Apesar disso, a empresa não espera ter a mesma fatia de mercado que possuía antes de sua crise, pelo menos inicialmente.

Não se sabe exatamente quais produtos a Gradiente colocará no mercado em seu retorno, mas uma das apostas deve ser o segmento de informática, com lançamento de notebooks e até mesmo tablets. Não é de se estranhar: o mercado de eletrônicos está dominado por companhias asiáticas, como LG, Panasonic, Samsung e Sony, logo, diversificar pode ser a melhor saída.

Referências: Exame, IGB Eletrônica (em PDF).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.