Governo: Registro de Identidade Civil ainda não saiu do papel por problemas de execução

Anunciado pelo governo em maio de 2010, o Registro de Identidade Civil (RIC) surgiu com a proposta de facilitar a vida do brasileiro: reuniria em um único cartão com chip informações importantes do cidadão, como CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e CNH. Mas até agora o projeto não saiu do papel e o governo justificou a situação dizendo haver “problemas de execução”.

RIC - Imagem por Ministério da Justiça

RIC – Imagem por Ministério da Justiça

O plano inicial era fazer com que os primeiros cartões RIC fossem emitidos em 2010 para um número limitado de pessoas em localidades como Brasília e Salvador (BA) para fins de testes, de forma a fazer com que o novo documento estivesse disponível para praticamente todos os brasileiros em até dez anos a partir de então, mas isso não aconteceu.

De qualquer forma, ainda há a expectativa de que o referido prazo seja cumprido: nesta segunda-feira (09/04/2012), Márcia Pelegrini assumiu a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça, cargo que até então era ocupado por Luiz Paulo Barreto, que liderou os esforços de implementação do RIC. Uma das funções de Pelegrini será justamente o de dar sequência ao projeto.

Saiba mais sobre o RIC na página portal.mj.gov.br/portal/ric.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.