Governo dos Estados Unidos cria seu próprio encurtador de URLs

Go.USA.govO uso de redes sociais é uma das características que marcam a administração de Barack Obama. Esse cenário fez o governo dos Estados Unidos tomar uma decisão inusitada para diminuir os riscos de problemas de segurança on-line: criar o seu próprio “encurtador de URLs”: o Go.USA.gov.

Ainda em fase de testes, o serviço só pode ser usado por funcionários do governo e aceita apenas endereços que terminam com .gov, .mil e .si.edu. Aparentemente, o objetivo da iniciativa é garantir que os links gerados pelo serviço sejam confiáveis, seguros e verdadeiramente direcionados a páginas do governo.

Uma característica interessante do Go.USA.gov é que todos os últimos links criados ficam expostos publicamente na página inicial do serviço e exibem as URLs das páginas para as quais direcionam. Além disso, são acompanhados de duas colunas que mostram sua quantidade de cliques e a sua data de criação.

Encurtadores de URLs passaram a ser utilizados com maior frequência após o surgimento do Twitter. Nesse serviço, cada mensagem enviada pelos usuários pode ter até 140 caracteres, tornando inviável a divulgação de links grandes e, muitas vezes, complexos. Atualmente, um dos serviços do tipo mais conhecidos é o bit.ly. No Brasil, o migre.me é um dos mais populares.

Referência: The Next Web.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.