Governo de São Paulo lança site para comparação de salários

O Governo de São Paulo lançou recentemente o site Salariômetro, cujo objetivo é permitir que trabalhadores possam comparar médias salariais de várias profissões em todo o país. Apesar de ser uma iniciativa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, o serviço pode ser utilizado por trabalhadores de todo o Brasil.

Ao exibir os resultados, o Salariômetro se baseia no cálculo da média salarial de pessoas que foram empregadas formalmente nos últimos seis meses. Para fazer uma pesquisa, o usuário deve informar o código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) da profissão pretendida. Se não tiver essa informação, basta descrever o cargo em um campo de pesquisa abaixo para descobrir o código correspondente. Em seguida, o usuário deve filtrar sua consulta informando estado a ser pesquisado, escolaridade, faixa etária, entre outros.

Salariômetro

Além do Salariômetro, o trabalhador também pode consultar os sites Termômetro Nacional do Emprego e Observatório do Emprego e do Trabalho. O primeiro fornece uma estimativa das chances de colocação no mercado do trabalho enquanto que o segundo faz um mapeamento da situação atual de empregos no estado.

De acordo com o Governo de São Paulo, o projeto Salariômetro teve custo de 200 mil reais e levou três meses para ser concluído.

Referência: Portal do Governo do Estado de São Paulo.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.