Governo brasileiro abre inscrições para curso on-line de inglês para universitários

Já estão abertas as inscrições para o programa Inglês sem Fronteiras, iniciativa do governo federal criada para atender gratuitamente universitários interessados em aprender a língua inglesa. A ser oferecido inicialmente a 2 milhões de estudantes, o curso será disponibilizado via internet, podendo também haver aulas presenciais.

Podem concorrer às vagas estudantes de universidades públicas ou alunos de instituições particulares de ensino superior que tenham alcançado pelo menos 600 pontos em alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2009. Estudantes de pós-graduação também podem se candidatar, desde que seu curso seja recomendado pelo CAPES.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa contempla desde os níveis mais básicos até os mais avançados. Isso porque muitas instituições de ensino superior oferecerem oportunidades de aperfeiçoamento para estrangeiros, mas exigem proficiência no idioma inglês, requisito que se mostra como uma das principais barreiras para os brasileiros. Por conta disso, muitos destes estudantes acabam limitando as suas opções a instituições portuguesas.

Haverá também processos de “diagnóstico de proficiência” – 500 mil avaliações, inicialmente. Os alunos que se saírem bem nestes testes poderão ser selecionados para cursos presenciais avançados. Para aprimorar estas aulas, o governo deverá adotar uma série de medidas, entre elas, contratar cerca de 200 professores norte-americanos para reforçar as equipes de ensino.

Nos planos do MEC, estão também a ampliação do programa de 2 milhões para 5 milhões de alunos, incluindo aí estudantes dos ensinos médio e, em uma fase mais distante, fundamental. Mas, não há, por enquanto, data confirmada para que isso aconteça.

As inscrições para os estudantes universitários devem ser feitas pelo link www.myenglishonline.com.br/site/cadastrar, onde também é possível obter mais detalhes.

Referências: Agência Brasil, MEC.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.