Google Sidewiki: uma ferramenta para fazer anotações em sites

O Google anunciou recentemente mais uma interessante novidade: a ferramenta Sidewiki. Trata-se de um recurso que funciona de modo integrado ao Google Toolbar que permite ao usuário fazer “anotações” públicas em determinados sites. Assim, você pode ficar sabendo o que as pessoas acham do conteúdo de uma determinada página, por exemplo, mesmo que esta não ofereça espaço para comentário dos leitores.

Essas anotações podem ser feitas ou acessadas no Sidewiki através de uma janela que aparece ao lado da página. Obviamente, esse conteúdo não fica registrado no site visitado, mas sim nos servidores do Google, que simplesmente tratam de associar os comentários dos usuários às respectivas páginas visitadas. De acordo com a empresa, o Sidewiki faz uso de um algoritmo capaz de determinar as entradas mais relevantes para que estas sejam exibidas primeiro.

É possível ver a ferramenta em ação no seguinte vídeo:

Como já dito, o Sidewiki funciona de maneira integrada à ferramenta Google Toolbar, que tem versões para Firefox e Internet Explorer. O Google afirma já estar trabalhando em uma versão compatível com o Chrome e com outros navegadores. Para mais informações e download, acesse a página do Sidewiki.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.