Google irá fechar Knol e outros serviços pouco utilizados

Com uma cultura interna que incentiva a dedicação a novas ideias, o Google criou uma série de serviços ao longo dos últimos anos. Alguns deram certo, mas outros caíram no limbo do “quase esquecimento”. Por conta disso, a empresa irá efetuar mais uma “limpeza” para se concentrar nas ferramentas que dão retorno ou têm potencial para isso.

Um dos serviços a serem fechados é o Knol. Disponibilizado em 2008, a ferramenta permite ao usuário criar e  publicar artigos sobre os mais variados assuntos, o que o fez inclusive ser comparado à Wikipedia. O Google Friend Connect, que permite a inserção de funcionalidades sociais em sites, é outra “vítima”, assim como o serviço de favoritos Google Bookmarks Lists.

Google Gears (para acessar aplicações Web de maneira offline) e Google Wave (uma espécie de rede para troca de mensagens que até hoje ninguém entendeu muito bem) também serão eliminados. Estes serviços tiveram seu desenvolvimento encerrado, mas continuam disponíveis. O Google Search Timeline, ferramenta que possibilita pesquisas dentro de determinado período de tempo, vai ser fechado porque seus recursos foram incorporados, de certa forma, ao mecanismo de busca padrão do Google.

Curiosamente, o Google também encerrará o programa RE<C (Renewable Energy Cheaper than Coal), que realiza pesquisas sobre alternativas de energia renovável mais baratas (e limpas) do que carvão. De acordo com a empresa, há instituições que estão melhor preparadas para continuar com os estudos.

  • Knol: encerramento em 01/05/2012;
  • Google Friend Connect: encerramento em 01/03/2012;
  • Google Bookmarks Lists: encerramento em 19/11/2011;
  • Google Gears: encerramento em 01/12/2011;
  • Google Wave: encerramento em 01/02/2012;
  • Google Search Timeline: já encerrado.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.