Google Goggles: busca visual na plataforma Android

Em apresentação feita ontem no Computer History Museum (Califórnia, EUA), a Google anunciou a ferramenta Google Goggles. Ainda em fase experimental, a novidade permite que usuários de dispositivos móveis que utilizam a plataforma Android façam buscas com base em imagens capturadas pelo aparelho.

Suponha, por exemplo, que uma pessoa tirou foto de uma lata de refrigerante e queira encontrar informações relacionadas ao produto na internet. Usando o Google Goggles, o usuário é capaz de utilizar a referida foto para realizar a pesquisa, ao invés de ter que digitar o nome da marca do refrigerante em uma página de busca. Eis uma demonstração:

De acordo com a empresa, o Google Goggles já se mostra eficiente para reconhecer capas de livros, DVDs, determinadas localidades, marcas, produtos, entre outros. Entretanto, ainda tem dificuldades em relação a imagens de animais, plantas, carros e móveis, por exemplo.

Para saber mais sobre o Google Goggles, acesse a página www.google.com/mobile/goggles.

* * *

Em sua apresentação, a Google também anunciou melhorias na pesquisa por voz feita via Google Mobile App, que agora é capaz de reconhecer frases maiores e mais complexas. Além disso, fez demonstração de um recurso de tradução que permitirá que o usuário fale uma frase em um idioma e o Google Mobile App a traduza por voz para outro. Não se sabe, no entanto, quando essa funcionalidade estará disponível.

Outra grande novidade apresentada foi a busca em tempo real. Mais detalhes neste nota.

Referência: El Blog de Google para América Latina.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.