Google compra On2: intenção pode ser a de melhorar o YouTube

Logotipo On2O Google anunciou nesta semana a aquisição da On2 Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de compressão de vídeo. A operação deve custar ao Google o valor de 106,5 milhões de dólares em um acordo envolvendo apenas troca de ações. Se não houver problemas com entidades reguladoras, a aquisição deve ser efetivada antes do final do ano (2009).

A compra da On2 possivelmente está relacionada com a intenção do Google de melhorar a qualidade e a transmissão dos vídeos oferecidos no YouTube. A escolha da empresa não é uma mera aposta: a On2 tem entre seus clientes companhias como AOL, Skype, Electronic Arts, Intel, Samsung, Sony e até Adobe (sua tecnologia é utilizada no Flash Player, por exemplo).

O YouTube mantém com folga a liderança no que se refere à disponibilização de vídeos na internet, no entanto, é inegável que serviços como o Vimeo estão ganhando destaque na internet justamente por oferecer recursos e qualidade de imagem superiores, o que pode ser um dos fatores que motivaram a compra.

Há rumores de que o Google também está considerando incorporar tecnologias da On2 em futuras versões do navegador Chrome ou até mesmo nos sistema operacionais Chrome OS e Android, no entanto, a empresa ainda não fez nenhum pronunciamento que possa confirmar essas expectativas.

Referências: PC World, eWeek.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.