Google aumentará influência do Google+ em seus resultados de busca

Talvez você não tenha notado, mas as buscas feitas hoje no Google não acontecem da mesma forma que ocorriam dois ou três anos atrás. Isso porque os algoritmos de pesquisam são alterados constantemente, algumas vezes de maneira bastante expressiva. O anúncio feito hoje parece seguir este caminho: em breve, o Google+ terá muito mais influência nos resultados das pesquisas.

Google mais “social”

Google mais “social”

Batizada de Search Plus Your World (algo como “busque mais o seu mundo”), a iniciativa fará com que conteúdo particular ou de amigos nos serviços Google+ e Picasa (fotos) apareça com prioridade nas pesquisas realizadas. Como cada pessoa tem amigos distintos, os resultados nunca serão iguais para todo mundo. O próprio Google dá um exemplo:

“Digamos que esteja à procura de um destino para as férias. É claro que você pode pesquisar na Web, mas e se quiser saber mais sobre as experiências que os seus amigos viveram nas férias deles? Assim como na vida real, as experiências dos seus amigos geralmente são muito mais significativas para você que o conteúdo impessoal presente na Web”.

Para tornar a experiência do usuário ainda mais social, o Google também facilitará o contato com amigos: ao digitar o nome de uma pessoa (ou somente as primeiras letras) no campo de pesquisa, o buscador indicará o perfil correspondente. Se o usuário clicar nele, será encaminhado a uma página que contém mais informações sobre a pessoa.

O Google também implementou um conceito de “comunidade”: dependendo do assunto pesquisado, as páginas de resultados exibirão uma caixa no canto direito com tópicos de contatos que costumam discutir sobre o tema no Google+.

Como estas mudanças podem alterar de maneira significativa os resultados das buscas, o Google exibirá um botão no canto direito superior das páginas que serve para ativar ou desativar as informações sociais.

Por enquanto, a novidade funcionará apenas para usuários que utilizam a versão em inglês do Google. Não há previsão para a ativação do Search Plus Your World em outros idiomas.

Referência e imagem: Blog Oficial do Google Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.