Ford anuncia plataforma OpenXC para estimular o desenvolvimento de aplicativos para carros

Painel FordNo primeiro dia do evento TechCrunch Disrupt San Francisco 2011, que acontece entre 12 e 14 de setembro nos Estados Unidos, a Ford apresentou o OpenXC. Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento com base em código aberto que é a aposta da montadora para estimular o desenvolvimento de aplicativos para – por incrível que pareça – carros.

A novidade, que é fruto de uma parceria entre a Ford e a Bug Labs, estará disponível para desenvolvedores de toda parte do mundo e, de acordo com a montadora, contará com todos os recursos necessários para a criação de aplicativos que deverão rodar na próxima geração de carros da marca – mais computadorizada e, consequentemente, mais “inteligente” que as anteriores.

A Ford ressaltou que o elemento-chave do projeto é o código aberto, uma vez que todos os aplicativos já disponíveis para seus “carros inteligentes” têm como base este modelo de software. Estes aplicativos interagem com o sistema Sync, que permite ao usuário utilizar alguns recursos do seu telefone celular diretamente do painel do carro por meio de uma conexão Bluetooth ou semelhante.

A pergunta que fica no ar é: que tipos de aplicativos poderiam ser desenvolvidos para carros? Neste ponto, a montadora espera mesmo contar com a criatividade dos desenvolvedores. Mas deu um exemplo: uma aplicação poderia fazer check-in automaticamente no foursquare quando o usuário chegar em um determinado estabelecimento com o seu veículo.

As coisas podem evoluir bastante para este sentido: em julho, a Ford anunciou que o modelo Focus será o primeiro carro da companhia a não contar mais com CD-Player. Como opção, o usuário poderá, por exemplo, utilizar um pendrive ou um cartão SD com músicas, prática que já é comum para muitos motoristas. Esse cenário pode ser melhorado com a adição de ferramentas que permitam acesso a acervos musicais nas nuvens, como os serviços iCloud e Spotify.

Referência: CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.