Formspring encerrará suas atividades no próximo dia 31

FormspringLançado em novembro de 2009, o famoso serviço de perguntas e respostas Formspring não chegará a completar quatro anos de existência: Ade Olonoh, fundador e CEO da empresa, divulgou uma nota nesta sexta-feira (15/03/2013) para comunicar que o serviço terá as suas atividades encerradas no final deste mês (31/03/2013).

O Formspring começou de maneira despretensiosa, mas em pouco tempo conquistou usuários no mundo todo, principalmente por causa da sua integração com o Twitter. Este sucesso também trouxe alguns problemas:  o Formspring já chegou a passar por instabilidades devido ao elevado número de acessos e foi inclusive alvo de um ataque em julho de 2012 que resultou na captura de dados de mais de 400 mil contas.

De acordo com o comunicado, o Formspring possui, atualmente, cerca de 30 milhões de usuários registrados e mais de 4 bilhões de questões publicadas. Com números tão expressivos assim, é de se estranhar o anúncio do fechamento, mas o próprio Olonoh deu o motivo: a dificuldade de encontrar um modelo de receita sustentável para a empresa.

Após o fechamento, os usuários terão até o dia 15 de abril de 2013 para acessar a sua conta e, por meio do endereço www.formspring.me/account/export, fazer backup ou exportar os seus dados. Após esta data, todas as informações registradas serão eliminadas permanentemente.

Para os usuários “órfãos” do Formspring, há uma alternativa que vem tendo bastante destaque nos últimos meses: o Ask.fm.

Mais detalhes no blog do Formspring (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.