Flickr explica como protege as fotos de seus usuários

O Flickr publicou recentemente em seu blog oficial alguns dos procedimentos que executa para proteger as fotos publicadas por seus usuários. “Nós, do Flickr, também somo fotógrafos e sabemos como é importante saber se suas imagens estão seguras quando você as disponibiliza na Web”, diz o comunicado.

Flickr

O primeiro procedimento explicado é o de backup: o Flickr realiza várias cópias das fotos e das informações associadas. Esse material é armazenado em vários data centers espalhados pelos Estados Unidos. O serviço também explicou que, quando a conta Pro (paga e ilimitada) do usuário expira, suas imagens não são excluídas, cabendo ao detentor da conta eliminá-las ou ativar novamente o plano Pro.

O Flickr também fez questão de ressaltar que os direitos das fotos publicadas no serviço pertencem aos seus respectivos usuários. Cada utilizador pode definir como disponibilizar suas imagens, podendo escolher, por exemplo, uma licença Creative Commons.

Há também uma novidade: a partir de agora, o Flickr guardará por 90 dias imagens e dados de contas excluídas. Com isso, o usuário terá a possibilidade de recuperar suas fotos, caso deseje reativar sua conta. Após esse período, o conteúdo será apagado de maneira definitiva e irrecuperável.

Esse comunicado surge quase três meses depois do fotógrafo Marco Wilhelm ter tido todo o seu acervo de mais de 4 mil fotos no Flickr apagado acidentalmente. Na época, Wilhelm havia entrado em contato com o suporte do site para reclamar de um usuário que estava copiando indevidamente suas imagens. O funcionário que o atendeu, no entanto, se confundiu e eliminou as duas contas.

Referência: Flickr Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.