Fim de uma era: Nokia não irá mais lançar aparelhos com Symbian

Fim do SymbianÉ oficial: o Symbian está “morto”! Em um informe financeiro divulgado nesta quinta-feira, a Nokia afirmou que não irá mais lançar aparelhos baseados nesta plataforma. Com isso, o Nokia 808 PureView, dispositivo apresentado em fevereiro de 2012, se tornou o último smartphone da empresa a contar com este sistema.

O Symbian teve um tempo de vida relativamente alto. Seu surgimento se deu em 1998 e, à medida que telefones celulares mais avançados começaram a se popularizar, a plataforma passou a ser mais adotada. O sistema se tornou popular especialmente nas mãos da Nokia, mas só virou exclusividade da empresa em 2008. Até então, era possível encontrá-lo em dispositivos de fabricantes como Sony Ericsson e Samsung.

Por algum tempo, o Symbian foi um dos principais sistemas operacionais para smartphones do mercado, mas começou a perder força depois do surgimento das plataformas iOS (iPhone) e Android, situação que fez a Nokia deixar a liderança do mercado aos poucos e a tomar decisões drásticas para lidar com a sua consequente crise, como demitir funcionários e desativar fábricas.

A “morte” do Symbian já era esperada, principalmente depois que a Nokia fechou uma parceria com a Microsoft para lançar aparelhos baseados no Windows Phone. É nesta plataforma que a companhia concentrará seus esforços a partir da agora. Nesta e no sistema S40, destinado a aparelhos de baixo e médio custo, segmentos que ainda respondem por boa parte da receita da empresa, especialmente em países emergentes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.