FecomercioSP: 300 mil famílias paulistanas já tiveram membros vítimas de crime eletrônico

No levantamento que mostra os hábitos dos paulistanos quanto ao comércio on-line, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou também que mais de 300 mil famílias quem vivem em São Paulo já tiveram pelo menos um membro vítima de crime eletrônico.

O desvio de dinheiro a partir de contas bancárias é a fraude mais frequente, atingindo 24,71% da população que afirma já ter sido vítima de crime eletrônicos. Em seguida, vem a clonagem de perfis em redes sociais com 15,29% e a não entrega de produtos adquiridos em lojas on-line, também com 15,29%.

Compras indevidas realizadas por cartão de crédito atingiram 14,12% desta parcela da população. O uso de informações pessoais correspondeu a 12,94%, sendo clonagem de cartão de crédito (7,06%) e compras em lojas on-line falsas outros crimes relatados (2,35%).

Apesar disso, o número de vítimas que continuam a utilizar meios eletrônicos está aumentando. De acordo com a pesquisa, 29,41% não voltam a realizar compras pela internet após sofrer fraude neste meio, entretanto, este número é 5,01% menor que o registrado no levantamento realizado em 2010, indicando que os paulistanos estão preferindo tomar mais cuidado do que abandonar as vantagens da internet.

Referência: FecomercioSP.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.