Faxina no Google: serviços iGoogle e Google Video serão fechados em breve

De tempos em tempos, o Google promove uma “faxina” em seus serviços: aqueles que caíram no esquecimento ou podem ser substituídos por ferramentas mais modernas são simplesmente fechados. Hoje (03/07/2012), a companhia anunciou as suas mais recentes “vítimas”: o serviço de página inicial personalizada iGoogle e o Google Video, que perdeu espaço na empresa depois da chegada do YouTube.

Criado em 2005, o iGoogle tem a proposta de permitir ao usuário ter uma página inicial personalizada em seu navegador com feeds RSS de sua escolha e widgets variados. No entanto, o serviço nunca foi sinônimo de praticidade, sem contar que não oferece as funcionalidades de interação existentes nas redes sociais, por exemplo. A consequência não poderia ser outra: seu número de usuários assíduos nunca foi suficientemente expressivo.

Os usuários que ainda utilizam o iGoogle terão até o final de outubro de 2013 para achar uma alternativa. No primeiro dia de novembro do mesmo ano, o serviço será desativado de vez.

Adiós, iGoogle

Adiós, iGoogle

O Google Video, por sua vez, foi parcialmente desativado em maio de 2009, quando deixou de permitir o upload de novos vídeos. Mas o acervo existente até então permanece on-line até hoje. Por conta disso, os usuários que possuem conteúdo no serviço devem apagar ou baixar seus vídeos até 20 de agosto de 2012. Após esta data, o Google Video será fechado e o material existente nele será migrado automaticamente para o YouTube, mas de maneira privada, de forma que somente o usuário que é dono do material possa vê-lo, a não ser que mude esta configuração posteriormente.

O Google também encerrará a manutenção de alguns produtos menos conhecidos, com o aplicativo de busca para a plataforma Symbian, o widget para uso do Google Talk (mensagens instantâneas) em sites e a ferramenta para pesquisas corporativas Google Mini, cujos recursos agora estão disponíveis em serviços como Google Search Appliance e Google Commerce Search.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.