Falta de mão de obra qualificada em TI pode piorar no Brasil

A falta de mão de obra qualificada em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil é um problema crônico, mas que pode piorar. É o que explica Fernando de Souza Meirelles, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

De acordo com Meirelles, as empresas de TI brasileiras estão se internacionalizando e, com isso, atendendo novos mercados. Isso é bastante positivo, pois eleva o número de vagas disponíveis. Por outro lado, aumenta o déficit de mão de obra qualificada, que atualmente mal consegue atender o mercado interno.

O mercado externo é uma grande oportunidade para as empresas de TI brasileiras, pois há um interesse cada vez maior de países desenvolvidos em obter mão de obra mais barata para a área. Mas não é só isso que conta: o Brasil também é referência em vários setores, como o bancário. “É um segmento que o Brasil pode explorar lá fora. É um serviço reconhecido no mundo como de primeira linha ou avançado com relação a muitos países desenvolvidos”.

Portanto, o recado está dado: o profissional de TI que se especializar e se mantiver atualizado terá chances realmente boas de encontrar excelentes oportunidades profissionais.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.