Falece Jack Tramiel, fundador da Commodore e pioneiro da computação pessoal

Faleceu no último domingo (08/04/2012), aos 83 anos de idade, o empresário Jack Tramiel, um dos pioneiros da computação pessoal. Seu trabalho ficou conhecido nos anos 1980 pela criação da Commodore, empresa responsável pelo computador Commodore 64, um dos mais comercializados da época.

Tramiel nasceu na Polônia, mas migrou para os Estados Unidos em 1947 para escapar dos efeitos oriundos da Segunda Guerra Mundial. No novo país, começou a trabalhar com reparo e vendas de máquinas de escrever. Se envolveu tanto com esta atividade que, com o passar do tempo, criou calculadoras e, posteriormente, computadores pessoais, o que deu origem à Commodore Business Machines.

Jack Tramiel – Imagem por Wikipedia

Jack Tramiel – Imagem por Wikipedia

Lançado em 1982, o Commodore 64 foi o produto mais famoso de sua empresa, vendendo cerca de 30 milhões de unidades ao longo dos cerca de dez anos que permaneceu no mercado, um feito e tanto se levarmos em conta que, naquela época, computadores para uso pessoal não eram “objetos de desejo” para a maioria das pessoas.

Em 1984, Jack Tramiel se viu obrigado a abandonar a Commodore, o que o levou a fundar a Tramel Technology, empresa que posteriormente adquiriu a divisão de computadores pessoais de outra companhia muito famosa na época: a Atari. Com esta última, Tramiel lançou no mercado o computador Atari ST, um dos primeiros modelos com arquitetura 16-bit, assim como o console portátil de games Atari Lynx.

Referência: The Register.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.