Europeus saem às ruas para protestar contra a proposta ACTA

A proposta ACTA é tão ameaçadora à internet quanto os projetos de lei SOPA e PIPA, com o diferencial de ser um acordo internacional, com bastante força na Europa. Por conta disso, milhares de europeus saíram às ruas no último sábado (11/02/2012) para protestar contra a sua aprovação.

Os protestos ficaram mais evidentes na Alemanha. De acordo com autoridades locais, cerca de 16 mil pessoas saíram às ruas de Munique. Em Berlin, este número foi de 6 mil, de acordo com a polícia, mas os organizadores falam em 10 mil manifestantes.

Parece ter dado certo. Talvez prevendo os efeitos negativos que os protestos poderiam ter, o governo da Alemanha anunciou um dia antes que, pelo menos por enquanto, não aprovará o ACTA. Se levarmos em conta que se trata de um dos países mais poderosos da União Europeia, é uma decisão de peso.

Manifestação em Stuttgart, Alemanha (foto por Johannes Ruppert, licença Creative Commons)

Manifestação em Stuttgart, Alemanha (foto por Johannes Ruppert, licença Creative Commons)

Houve também manifestação em Budapeste, capital da Hungria. Cerca de 1,5 mil pessoas protestaram em frente ao que podemos entender como câmara dos deputados, seguindo posteriormente para a sede uma entidade de combate à pirataria instalada perto dali.

Protestos também aconteceram em localidades como Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa) e Bucareste (Romênia). Em todos, o objetivo foi um só: pressionar o Parlamento Europeu a não aprovar o ACTA, último passo para que o acordo entre em vigor.

É possível saber mais sobre o assunto no texto ACTA: tão ameaçadora quanto as propostas SOPA e PIPA.

Referências: Europa Press, 20Minutos.es.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.