Estudo mostra que 71% dos usuários já se autocensuraram no Facebook

Facebook: postar ou não postar?Um pesquisador da universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, divulgou recentemente o resultado de uma pesquisa feita em parceria com o Facebook que analisa o comportamento de “autocensura” na rede social. O estudo constatou que 71% dos usuários já desistiram de publicar algum conteúdo no serviço após começar a fazê-lo.

Para chegar a esta conclusão, o pesquisador monitorou cerca de 4 milhões de contas do Facebook oriundas dos Estados Unidos e do Reino Unido, ou seja, se limitou a usuários que utilizam o idioma inglês. A constatação de autocensura era feita quando o usuário digitava mais de cinco caracteres em algum campo do Facebook, mas não concluía a publicação dentro dos dez minutos seguintes.

O monitoramento aconteceu durante 17 dias e os resultados mostram, por exemplo:

  • que a autocensura é mais frequente com posts novos (33%) do que com comentários (13%);
  • homens que contam com mais amigos do sexo masculino se autocensuram mais que mulheres em relação a posts, não havendo diferente quanto a comentários;
  • a autocensura é menor no que diz respeito a usuários que têm muitos contatos com idades variadas e entre homens mais velhos.

A pesquisa não constatou, entretanto, os principais motivos que levam usuários a iniciarem uma publicação, mas desistirem dela logo em seguida. Para isso, provavelmente, seria necessário complementar a pesquisa com entrevistas ou questionários, o que não aconteceu.

Para evitar problemas relacionados à privacidade, o levantamento foi realizado de maneira anônima, isto é, os usuários monitorados não foram identificados. Além disso, as letras digitadas nas publicações também não foram identificadas, somente contadas.

O estudo completo está disponível aqui (em inglês, formato PDF).

Referência: Mashable.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.