Estados Unidos: filmes por streaming chegaram a 42% da população em 2011

DVD? Blu-ray? TV por assinatura? Sim, estes meios continuam tendo muitos adeptos nos Estados Unidos, mas estão diante de um concorrente de peso: em 2011, nada menos que 42% da população deste país assistiu a filmes a partir de serviços de streaming. A constatação tem como base uma pesquisa realizada pela Deloitte.

Em 2009, este número foi de 28%, mostrando que as transmissões pela internet estão ficando populares rapidamente, em parte, possivelmente, pela disponibilidade crescente de conexões banda larga. Um dos efeitos deste fenômeno é sentido pelos serviços de TV paga: em 2011, uma parcela de 9% dos entrevistados cancelou sua assinatura por se satisfazer com o conteúdo oferecido pela internet e 11% pretende fazer o mesmo em 2012.

Por outro lado, o levantamento mostra que serviços de streaming gratuitos ou com preços razoáveis podem ser uma arma poderosa contra a pirataria. Para assistir a séries e programas de TV, por exemplo, as preferências foram as seguintes:

  • canais de TV: 71%;
  • sistemas de DVR (Digital Video Recorder), ou seja, de gravação programada de conteúdo da TV: 35%;
  • conteúdo sob demanda (pay per view): 26%;
  • serviços de streaming (como Netflix): 22%;
  • programas disponibilizados em suas páginas oficiais: 21%;
  • sites de vídeos compartilhados (como o YouTube): 15%;
  • ferramentas P2P (como o BitTorrent): apenas 4%.

A pesquisa foi realizada com entrevistas envolvendo duas mil pessoas com idade entre 14 e 75 anos. Na faixa etária entre 23 e 28 anos, o consumo de conteúdo a partir de smartphones atingiu 20% dos participantes, mais uma prova de que os dispositivos móveis terão cada vez mais força nos próximos anos.

Referências: Advanced Television, GigaOM, Deloitte.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.