Estados Unidos estuda liberar uso de tablets em decolagens e pousos

AviãoA FAA (Federal Aviation Administration), entidade responsável pela regulamentação da aviação civil nos Estados Unidos, está cogitando a possibilidade de liberar o uso de tablets e dispositivos semelhantes durante procedimentos de decolagem e pouso realizados no país.

No Brasil, a decisão pela proibição ou não de dispositivos eletrônicos nos voos cabe às companhias aéreas, já que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) permite o uso de aparelhos, com exceção justamente para os procedimentos de decolagem e pouco. Isso se deve ao risco, mesmo que pequeno, de os dispositivos emitirem sinais que possam atrapalhar instrumentos da aeronave, especialmente itens de comunicação usados pelos pilotos.

Nos Estados Unidos, a regulamentação é semelhante, no entanto, as companhias aéreas podem pedir autorização à FAA para o uso de determinados aparelhos durante decolagens e pousos, desde que a empresa realize testes e comprove que os dispositivos em questão não interferem na aeronave.

Mas acontece que, apesar de haver demanda de clientes, nenhuma companhia aérea fez um pedido do tipo porque os testes custam caro e tomam bastante tempo: é necessário iniciar vários voos sem passageiros somente para as avaliações. Diante disso, a FAA decidiu assumir os custos e realizar ela mesma os testes.

Vale frisar, no entanto, que telefones celulares estão fora dos planos da FAA, já que há uma variedade muito grande de modelos no mercado. Uma das limitações da iniciativa está justamente neste ponto: não é qualquer tablet que poderá ser utilizado se o uso for liberado, apenas os modelos aprovados em testes.

Referência: The New York Times.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.