E-mail que promete WhatsApp em PCs é “cilada” para captura de dados bancários

De olho na popularidade que o WhatsApp tem ganhado no Brasil, “espertinhos virtuais” estão espalhando e-mails desde a última semana prometendo uma versão gratuita do serviço para uso em PCs com Windows. As mensagens, é claro, são falsas e podem trazer problemas de segurança a quem acreditar nelas.

O alerta vem da ESET, criadora do antivírus NOD32. De acordo com a companhia, o link para o suposto WhatsApp para PCs, na verdade, direciona para um cavalo de troia (Win32/Spy.Banker.AALL) que, uma vez em execução, tenta obter dados de acesso a serviços bancários do usuário.

E-mail fraudulento sobre o WhatsApp

E-mail fraudulento sobre o WhatsApp – Imagem por ESET

A mensagem conta com características típicas de tentativas de fraude: possui endereço de remetente estranho, usa argumentos apelativos (lembra da frase “quando a esmola é demais o santo desconfia?”) e disponibiliza um link bastante chamativo para download.

Em relação aos argumentos, é importante ter ciência de que o WhatsApp funciona de maneira atrelada a um número de celular, portanto, não há como a ferramenta ser utilizada em computadores e afins. Para oferecer tal capacidade, o modo de funcionamento do serviço teria que ser mudado, o que é bastante improvável de acontecer.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.