Em nova “limpeza”, Google decide descontinuar o Google Reader

Google ReaderPeriodicamente, o Google  elimina serviços que possuem poucos usuários, apresentam funções já executadas por outras ferramentas da empresa ou mesmo dão prejuízo. Nesta quarta-feira, (13/03/2013), mais uma destas “limpezas” foi anunciada. O problema é que, entre os serviços listados, está o mais popular leitor de feeds RSS da Web: o Google Reader.

De acordo com a companhia, o Google Reader deixará de estar disponível a partir de 1º de julho de 2013. O Google não explicou os motivos que levaram a esta decisão, apenas argumentou que, nos últimos anos, a quantidade de usuários da ferramenta regrediu.

É possível que a intenção da empresa seja a de concentrar esforços no compartilhamento de conteúdo a partir do Google+, uma vez que as redes sociais, de fato, são bastante utilizadas para este fim. O primeiro passo neste sentido foi dado no último trimestre de 2011, quando o Google Reader teve a função de compartilhamento de conteúdo “migrada” para o Google+.

Na ocasião, as inúmeras manifestações contrárias não foram suficientes para fazer a empresa mudar de ideia. Assim, não se sabe se as reclamações de agora – o assunto chegou a ocupar os trend topics do Twitter, por exemplo – terão este poder.

Entre as outras ferramentas a serem descontinuadas estão o Google Building Maker, o Google Cloud Connect, o Google Voice App for BlackBerry e o Search API for Shopping.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.