Doom 3 agora é um jogo de código-fonte aberto

Capa de Doom 3Prometeu e cumpriu: a Id Software acaba de disponibilizar na internet o código-fonte do jogo Doom 3. O anúncio de que isso aconteceria foi feito em agosto de 2011 por John Carmack, fundador da empresa, durante o evento QuakeCon.

O código-fonte de Doom 3 só não liberado antes porque a Id Software teve que substituir um algoritmo pertencente à Creative Labs, o que poderia lhe trazer problemas legais. A modificação foi feita pelo próprio Carmack, que relatou não ter tido dificuldades para isso (adicionou apenas quatro linhas e alterou outras duas).

A licença utilizada para o código-fonte de Doom 3 é a GPL. Isso significa que o usuário pode acessar o código para estudar, alterar ou até mesmo criar projetos derivados, desde que a licença seja mantida. Vale frisar, no entanto, que apenas o código-fonte do jogo está disponível, mas não os demais elementos que o compõem, como texturas e áudio.

A liberação do código-fonte de jogos “clássicos” (Doom 3 foi lançado em 2004) não é novidade: o mesmo já aconteceu com títulos como Quake III (liberado em 2005) e Quake II (disponibilizado em 2001).

O código-fonte de Doom 3 pode ser obtido em github.com/TTimo/doom3.gpl.

Referência: GamePro. Imagem: Wikipedia.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.