Docs.com: documentos do Microsoft Office no Facebook

Por essa ninguém esperava: o Facebook, em parceria com a Microsoft, anunciou o Docs.com, site que tem a proposta de integrar as ferramentas do Office 2010 à referida rede social. É como se fosse uma versão do Office Web Apps, só que o usuário informa seu usuário do Facebook para acessar o serviço, não sua conta no Windows Live ID.

Por enquanto, ao fazer login, só está sendo possível visualizar alguns documentos de demonstração que estão disponíveis na página inicial do serviço. No entanto, o Docs.com permitirá upload, edição (simples), criação e compartilhamento de arquivos do Office. Por estar em estágio beta, apenas algumas pessoas com convite estão podendo acessar os principais recursos da novidade.

Docs.com
Docs.com

O interessante é que, no que se refere ao compartilhamento, todos os arquivos disponibilizados pelo usuário poderão ser noticiados em seu “News Feed“, isto é, na página que descreve todas as novidades da própria pessoa e de seus contatos. Essa característica certamente contribuirá para tornar o Docs.com bastante conhecido.

No vídeo abaixo é possível conhecer mais detalhes (talvez não visível em leitores de RSS):

A novidade foi anunciada ontem no evento f8. Mais informações no endereço blog.docs.com.

* * *

Esta está sendo uma semana cheia de novidades no Facebook. Além do Docs.com, merece destaque também o Open Graph, uma espécie de protocolo que permite integração mais fácil entre o Facebook e outros sites. Outra novidade é a desativação do “Facebook Lite”, versão mais leve da rede social que havia sido criada com foco em conexões lentas à internet.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.