Depois do YouTube, Vimeo também anuncia suporte ao padrão HTML5

VimeoRecentemente, o YouTube anunciou um player de vídeo em HTML5 para fins de testes. Poucas horas depois, o concorrente Vimeo tornou pública a notícia de que também começou a testar vídeos nesse padrão. Não se trata, necessariamente, de mera coincidência: uma das vantagens do HTML5 é a possibilidade de sites disponibilizarem conteúdo em vídeo e áudio sem que tecnologias como Flash e Silverlight tenham que ser utilizadas, Daí o interesse de ambos os serviços.

Tal como acontece com o YouTube, o player em HTML5 do Vimeo não está totalmente pronto e funciona apenas nos seguintes navegadores: versões mais recentes do Chrome e do Safari, além do Internet Explorer com Chrome Frame.

E o Firefox? A versão mais recente do programa (3.6), lançada ontem, suporta HTML5, entretanto, trabalha  apenas com o codec Ogg Theora, enquanto que o formato utilizado pelo Vimeo (e pelo YouTube) é o H.264, restrição que não existe nos navegadores citados no parágrafo anterior.

Usando qualquer dos browsers compatíveis, é possível testar o player em HTML5 do Vimeo facilmente: basta acessar qualquer página de vídeo no serviço e clicar no link Switch to Flash player, localizado ligeiramente abaixo da descrição do filme, à direita. O link não aparece em navegadores incompatíveis.

Referência: Vimeo Staff Blog, CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.