Depois de 15 anos, IBM passa à frente da Microsoft em valor de mercado

IBMNo ano em que completa o seu centenário, a gigante IBM volta a valer mais no mercado do que a rival Microsoft. Isso não acontecia desde 1996, época em que a empresa fundada por Bill Gates “tomou as rédeas” do segmento de software com plataformas como Windows 95 e Windows NT.

Atualmente, a IBM tem valor de mercado estimado em 214 bilhões de dólares. A Microsoft, por sua vez, está ligeiramente atrás, com valor calculado em 213,4 bilhões de dólares. No entanto, ambas estão bem longe da líder do mercado: a Apple, cujo valor é estimado em 362 bilhões de dólares.

A Apple assumiu a liderança em meados de 2010. Este acontecimento, somado à segunda posição recém conquistada pela IBM, mostra que o mercado de computação está mesmo mudando: em termos gerais, consumidores finais e empresas estão dando mais espaço a plataformas móveis e a serviços de computação nas nuvens, por exemplo, áreas que a Apple e a IBM estão conseguindo explorar bem.

Mas, a situação da Microsoft poderá melhorar em 2012: a parceria fechada com a Nokia é uma chance que a companhia tem para popularizar a plataforma Windows Phone e se estabelecer de vez no segmento móvel. Além disso, é o ano em que os primeiros dispositivos com Windows 8 deverão chegar ao mercado.

Referência: The Wall Street Journal.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.