Consoles Nintendo 3DS e Wii U contarão com novo serviço on-line

Nintendo NetworkA Nintendo não está em uma boa fase: pela primeira vez em 30 anos, obteve, em 2011, resultados financeiros extremamente decepcionantes. Para dar a volta por cima, a companhia está apostando nos consoles 3DS e Wii U, este último ainda a ser lançado. Mas a empresa sabe que somente isso não é suficiente, por isso, acaba de anunciar o serviço Nintendo Network.

Trata-se de uma rede que permitirá ao usuário participar de disputas on-line com outros jogadores, obter conteúdo variado, comprar games por download, salvar progresso de jogos, entre outros. Lhe soa familiar? Pois é, as concorrentes Sony e Microsoft possuem serviços semelhantes há tempos: respectivamente, as redes PSN e Xbox LIVE.

Os desafios da Nintendo são realmente grandes. Para começar, o Nintendo 3DS não está vendendo bem e o problema aqui pode ser a crescente oferta de jogos mais baratos para as plataformas móveis Android e iOS (iPhone). O futuro Wii U, apesar de ter recursos interessantes, não tem um elemento inovador capaz de causar impacto, tal como o Wii com o seu joystick sensível a movimentos.

A Nintendo Network é uma tentativa de criar uma comunidade para fidelizar o usuário à plataforma. Mas, para a ideia dar certo, a empresa terá que aliar a rede a outros fatores, especialmente boa variedade de jogos (de qualidade) e preços convidativos.

Ainda não se sabe quando a Nintendo Network entrará em funcionamento , tampouco em quais países o serviço será liberado. Ao menos em termos estruturais, a rede está pronta: segundo a companhia, resta apenas entrar em acordo com distribuidoras de jogos e outras empresas do ramo.

Nintendo Wii U usará a tecnologia NFC

Junto à confirmação da Nintendo Network, a Nintendo anunciou o uso de NFC (Near Field Communication) no console Wii U. Em poucas palavras, trata-se de uma tecnologia que permite a comunicação sem fio entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação.

O recurso permitirá, por exemplo, que o jogo interaja com cartões físicos e outros dispositivos complementares, criando uma experiência diferente para o usuário.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.