Concorrente do YouTube, Soapbox será descontinuado

SoapboxLançado publicamente pela Microsoft em fevereiro de 2007 com a proposta de fazer frente à hegemonia do YouTube, o serviço de vídeos Soapbox será descontinuado a partir do dia 31 de agosto de 2009. O envio de vídeos por parte dos usuários, no entanto, será interrompido já na data de 29 de julho.

A Microsoft não deixa claro os motivos do encerramento do Soapbox, mas sabe-se que o site, que nunca abandonou o status de “beta”, não conseguiu sequer incomodar o YouTube. O serviço foi lançado em 2006 para um grupo fechado de testadores, mas somente em fevereiro de 2007 foi disponibilizado ao público.

Na expectativa de fidelizar usuários, a Microsoft disponibilizou recursos no Soapbox que até então eram diferenciais, como melhor qualidade de imagem, classificação de vídeos por tags, várias opções de integração com blogs, aviso de novo conteúdo através de RSS, entre outros. No entanto, isso não foi suficiente e a interrupção de cadastros já em março de 2007 (reativado cerca de dois meses depois) por conta de aplicação de filtros de copyright só piorou a situação.

Com o fim do Soapbox, a Microsoft concentrará seus esforços no MSN Video, que tem aproximadamente 480 milhões de vídeos exibidos mensalmente em todo o mundo.

Referências: Ars Technica, LiveSide.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.