Com AppStore e FaceTime: Apple anuncia Mac OS 10.7 Lion

O sistema operacional que dá vida aos atuais computadores da Apple acaba de ganhar uma atualização: o chefão da empresa, Steve Jobs, anunciou nesta quarta-feira (20/10/2010) o Mac OS 10.7 Lion, cujas principais novidades são recursos já existente no iOS (sistema operacional do iPhone e do iPad), como as ferramentas AppStore e FaceTime.

Na AppStore para Mac, o usuário poderá encontrar aplicativos diversos para o seu computador, tanto gratuitos quanto pagos. Para desenvolvedores, o esquema continua o mesmo: 30% da receita obtida fica com a Apple, 70% para o dono do programa. Vale frisar que mesmo com este recurso será possível instalar software pelos métodos tradicionais: download direto ou CD/DVD. O FaceTime, por sua vez, permite ao usuário realizar videoconferência rapidamente com seus contatos, necessitando apenas de seu Apple ID.

É claro que as novidades não terminam aí: o Mac OS 10.7 Lion conta com suporte a novos gestos multi-touch; possui um novo organizador de aplicativos chamado Mission Control, que integra as funcionalidades dos recursos Exposé, Spaces, Dashboard e Dock; permite a utilização de programas em tela cheia; oferece a ferramenta Launchpad, para acesso rápido aos aplicativos instalados, entre outros.

Mission Control no Mac OS 10.7 Lion – Imagem por Apple

Mission Control no Mac OS 10.7 Lion – Imagem por Apple

A parte chata é que o Mac OS 10.7 Lion não estará disponível imediatamente: será lançado nos primeiros meses de 2011, ainda sem data exata definida. É possível obter mais informações sobre o sistema em www.apple.com/br/macosx/lion.

* * *

Esta não foi a única novidade anunciada por Steve Jobs: o executivo também mostrou a suíte iLife’11, cujos detalhes podem ser conferidos em www.apple.com/br/ilife, além de dois novos modelos da linha MacBook Air.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.