Claro inicia testes com redes 4G em cidades do Rio de Janeiro e São Paulo

LTE - 4GRealidade em vários países, as redes móveis 4G ainda são novidade no Brasil, mas os primeiros passos rumo a esta tecnologia, felizmente, estão começando a surgir: hoje (22/08/2012), por exemplo, a Claro anunciou o início do funcionamento de sua rede 4G nas cidades de Búzios e Parati, no Rio de Janeiro, além de Campos do Jordão, em São Paulo.

Os referidos municípios foram escolhidos por serem pontos turísticos bastante movimentados. Assim, a tecnologia poderá ser demonstrada para consumidores de várias partes do país que estiverem visitando estes locais. A ideia, aliás, é justamente esta, a de fazer demonstrações, uma vez que, por se tratar de um padrão novo, o seu uso comercial requer uma autorização especial do governo.

A Claro não informou com quais velocidades a sua rede trabalha. De qualquer forma, o padrão LTE (Long Term Evolution), a tecnologia que está por trás do 4G, pode chegar a taxas de 300 Mb/s (megabits por segundo) para download e 75 Mb/s para upload. Todavia, no Brasil, estas velocidades deverão ficar na casa dos 20 Mb/s, pelo menos inicialmente.

De acordo com os planos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as primeiras redes 4G comerciais do país deverão ser implementadas até abril de 2013 nas cidades que sediarão a Copa das Confederações e 31 de dezembro do mesmo ano nas sedes e subsedes da Copa do Mundo.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.