Cisco: 2015 terá 26 vezes mais tráfego móvel de dados do que 2010

Telefone celularUm estudo divulgado recentemente pela Cisco Systems mostra o potencial que as redes móveis têm em todo o mundo: em 2015, o volume de dados trafegado nessa modalidade poderá ser de 6,3 exabytes por mês, número 26 vezes maior do que a média registrada em 2010.

Entre os fatores que contribuirão para esse cenário está a disseminação do acesso móvel: o estudo da Cisco aponta que, também em 2015, a quantidade de telefones celulares no mundo deverá alcançar a proporção de quase um aparelho por pessoa. Outro fator apontado pela empresa será o consumo de conteúdo de vídeo nesses dispositivos, que deverá representar 66% do tráfego de dados.

Embora o estude forneça uma previsão de escala global, esses números incríveis serão impulsionados principalmente pelos países mais pobres. África e América Latina, por exemplo, deverão registrar crescimento anual de 129% e 111%, respectivamente. Para efeitos comparativos, Estados Unidos e Reino Unido deverão ter, na ordem, crescimento anual de  83% e 84%.

O levantamento também mostra que smartphones, laptops, tablets e outros dispositivos móveis deverão responder por 87% do tráfego global de dados em 2015.

O relatório completo pode ser conferido no site da Cisco (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.