CGI.br divulga perfil das lan houses brasileiras

Imagem ilustrativa de tecladoAo mesmo tempo em que divulgou a pesquisa TIC Governo Eletrônico 2010, o CGI.br publicou também o levantamento TIC Lanhouses 2010, que retrata a situação das lan houses em todo o Brasil.

A pesquisa foi feita com 412 estabelecimentos em 120 municípios brasileiros. Esse tipo de estudo é importante porque, no país, as lan houses são o principal meio de acesso à internet para boa parte da população, especialmente da parcela que possui renda familiar baixa. “Sem elas, o crescimento do número de internautas no Brasil teria sido bem menor. Portanto, os estabelecimentos são um importante instrumento para a inclusão digital”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Um dos destaques da pesquisa é a constatação de que 80% das lan houses são negócios familiares e 97% contam com até três funcionários, o que indica que essas empresas são, em sua maioria, pequenos negócios que necessitam apenas da participação de poucos colaboradores para se manter.

Das lan houses pesquisadas, 46% oferecem de 6 a 10 computadores aos clientes; 22% disponibilizam entre 1 e 5; e 32% têm mais de 10 máquinas. No que se refere à velocidade de acesso, 23% oferecem entre 256 Kbps e 1 Mbps; 32%, entre 1 Mbps e 2 Mbps; 12%, entre 2 Mbps e 4 Mbps; apenas 25% disponibiliza taxas superiores a 4 Mbps.

A pesquisa também mostra que os sistemas operacionais Windows estão presentes nos computadores de mais de 90% das lan houses. 9% afirmaram oferecer Linux, enquanto que 3% disponibilizam Mac OS.

Outra constatação interessante é a de que 44% dos estabelecimentos consultados oferece também serviços complementares, como assistência técnica, lanches, venda de produtos de informática, recarga de telefones celulares e impressão de documentos.

O relatório completo da Pesquisa TIC Lanhouses 2010 pode ser obtido na seguinte página: http://www.cetic.br/tic/lanhouse/2010/index.htm.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.