CGI.br: 51% das crianças brasileiras já utilizaram um computador

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta semana os resultados da pesquisa TIC Crianças 2010, que avalia o uso das tecnologias da informação e comunicação entre crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos. Considerando o ano de 2010, o levantamento concluiu que 51% das crianças do país já tiveram acesso a um computador e 27% declararam também já ter utilizado a internet.

Os locais de uso do computador predominantes variam conforme a localização. O acesso a partir de residências, correspondendo a 48% das crianças, é mais comuns em áreas urbanas. O acesso a partir de escolas, por sua vez, representando 52% dos entrevistados, ocorre com mais frequência em zonas rurais.

A pesquisa também revelou que 20% das crianças desenvolveram suas habilidades com o computador sozinhas. No entanto, a figura do professor se mostrou importante neste aspecto para 37% das crianças, mais até mesmo que os familiares. “Vale lembrar que há diferenças entre área urbana e rural: na área rural, os professores ganham ainda mais relevância e a proporção de crianças que declaram aprender sozinhas a usar as TICs é menor, 14%, enquanto em áreas urbanas esse indicador é de 21%”, explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

No que se refere ao acesso à internet, 90% das crianças afirmaram utilizá-la para jogos e 45% para pesquisas escolares. A participação das crianças nas redes sociais também é grande, apesar de muitos destes serviços terem restrição de idade: 29% declararam participar de serviços como Facebook e orkut.

No que se refere à segurança on-line, 21% dos pais ou responsáveis declararam não praticar qualquer tipo de controle no acesso à internet pelos filhos. Entre os que o fazem, no entanto, 40% afirmaram conversar com as crianças para orientá-las dos perigos virtuais e 15% declararam bloquear o acesso a determinados sites.

Para mais informações sobre a pesquisa TIC Crianças 2010, acesse o endereço www.cetic.br/usuarios/criancas/2010/analises.htm.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.