CES 2013: Samsung anuncia processador de 8 núcleos para smartphones e tablets

O anseio por hardware cada vez mais poderoso em dispositivos móveis não é mero capricho: hoje e cada vez mais, estes aparelhos executam jogos pesados, geram imagens em alta definição, acessam grandes volumes de dados graças às redes 3G e 4G e assim por diante. Considerando estes aspectos, não é de se estranhar que a Samsung tenha aproveitado a feira CES 2013 para anunciar um processador móvel com oito núcleos: o Exynos 5 Octa.

O chip, na verdade, utiliza uma tecnologia denominada big.LITTLE que o faz trabalhar como se fosse constituído por dois processadores quad core atuando em conjunto. O primeiro é formado por quatro núcleos ARM Cortex-A15 (possivelmente de 1,8 GHz), sendo direcionado às tarefas mais exigentes, como processamento de vídeo e jogos. O segundo, por sua vez, é composto por quatro núcleos ARM Cortex-A7 (clock de 1,2 GHz, provavelmente) de menor desempenho e, portanto, destinado a tarefas mais básicas, como leitura de e-mails e anotações.

Um dos principais pontos positivos deste esquema é que destinar funções menos exigentes aos núcleos Cortex-A7 ajuda a aumentar a autonomia da bateria, uma vez que estes consomem menos energia. De acordo com a Samsung, a economia energética pode chegar a 70% em comparação ao processador Exynos 5 Dual, um dos mais recentes da empresa. Reforça este aspecto o fato de o chip utilizar uma tecnologia de fabricação de 28 nanômetros.

Não se sabe exatamente quando os primeiros dispositivos equipados com o Exynos 5 Octa chegarão ao mercado. Mas é certo que este chip deverá estar presente nos smartphones e tablets topo de linha da Samsung – um futuro Galaxy S IV ou um Galaxy Tab 3, quem sabe?

Referências: Engadget, Ars Technica.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.