Cerca de 450 mil senhas vazam de serviço do Yahoo!

Formspring tem problema semelhante

Caixa de login - imagem ilustrativaO Yahoo! confirmou nesta quinta-feira (12/07/2012) que cerca de 450 mil endereços de e-mails acompanhados de suas respectivas senhas foram capturados por um grupo denominado “D33DS Company” e divulgados na internet. Os dados são oriundos do Yahoo! Contributor Network (antigo Associated Content), serviço que funciona apenas nos Estados Unidos.

De acordo com a empresa, o incidente aconteceu ontem (11/07/2012) e a vulnerabilidade que permitiu a invasão já está sendo corrigida. O Yahoo! afirmou também já ter iniciado um procedimento que obriga a mudança de senha das contas atingidas, além de estar enviando notificações a empresas e usuários afetados pelo problema.

Recentemente, um problema semelhante ocorreu com a rede social Formspring: na última terça-feira (10/07/2012), a equipe de segurança da empresa descobriu o vazamento em larga escala de dados de login de seus usuários, o que a fez bloquear todas as contas e enviar e-mails solicitando a mudança de senhas.

No caso do Yahoo! Contributor Network, a quantidade de senhas válidas não supera mais que 5% do total de dados capturados. De qualquer forma, a divulgação destas informações é preocupante porque muitos usuários utilizam a mesma combinação de caracteres para vários serviços, prática que não é recomendada. Em relação a este aspecto, o InfoWester possui uma série de orientações quanto a elaboração de senhas.

Referência: CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.