Canonical lança versão final do Ubuntu 11.10

Seguindo com a tradição de lançar uma atualização de sua distribuição Linux no mês de outubro – assim como no mês de abril -, a Canonical disponibilizou nesta semana a versão final do Ubuntu 11.10 (codinome Oneiric Ocelot), que chega com novidades significativas, mas nada muito “revolucionário”.

Notebook com Ubuntu 11.10 - Imagem por Canonical

A interface Unity, que virou padrão na versão 11.04, foi mantida nesta atualização, mas ganhou retoques e algumas funcionalidades, além de estar mais leve. O kernel utilizado é a versão 3.0.0-12. No que se refere aos softwares, a distribuição chega com o Firefox 7, o cliente de e-mail Thunderbird (que agora ocupa o lugar do Evolution), a suíte de escritório LibreOffice 3.4.3, a nova ferramenta de backup Deja Dup, entre outros.

Localizar arquivos ou programas no Ubuntu 11.10 é uma tarefa bastante rápida e simples graças à ferramenta Dash, um botão que fica no canto esquerdo superior que, quando clicado, exibe um campo de busca e atalhos para os programas mais comuns:

Dash

Para conhecer mais detalhes do Ubuntu 11.10, a Canonical disponibilizou uma espécie de “simulador” no seguinte link: www.ubuntu.com/tour. Para baixar a novidade (imagem com 700 MB) e obter mais detalhes, basta acessar o site www.ubuntu.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.