Brasil já conta com quase 10 milhões de residências com TV por assinatura

Dados divulgados recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que o Brasil terminou o mês de janeiro de 2011 com 9.924.417 residências atendidas por planos de TV por assinatura. Somente no referido mês, 155 mil novos contratos foram estabelecidos, indicando que o número total já deve ter ultrapassado a casa dos 10 milhões em fevereiro.

Considerando o número médio de habitantes por domicílio, 3,3 pessoas, de acordo com o IBGE, a Anatel estima que o mês de janeiro encerrou atendendo 32,8 milhões de usuários.

A região sudeste do país foi a que apresentou a maior proporção de assinaturas: 25 para cada 100 residências, mas São Paulo e Rio de Janeiro possuem 30 e 27,7 domicílios atendidos, respectivamente. O cenário foi ainda melhor no Distrito Federal, onde este número atingiu 33,1. No entanto, as regiões norte e nordeste são as que apresentaram maior crescimento na quantidade de assinaturas: em relação a janeiro de 2010, a primeira cresceu 58,4%, enquanto que a segunda aumentou sua base de assinantes em 53,4%.

No que se refere às tecnologias adotadas, a Anatel constatou o seguinte:

– 50,4% das assinaturas utilizavam TVC (cabo);
– 46,5% utilizavam DTH (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite);
– 3,1% utilizavam MMDS (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais).

O relatório completo pode ser conferido no site da Anatel.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.