Brasil está atrasado na adoção do IPv6

Com o esgotamento eminente dos endereços IPv4, tornou-se imprescindível a governos, provedores de acesso, companhias de telecomunicações e empresas de internet a atualização de suas redes para o protocolo IPv6. O problema é que, no Brasil, este processo está demorando mais do que o esperado.

De acordo com dados publicados recentemente pelo NIC.br, entidade que controla a distribuição de domínios e endereços on-line no Brasil, boa parte das companhias responsáveis por este trabalho no país – entre elas, as operadoras de telecomunicações – está apresentando dificuldades para cumprir ou definir metas de migração.

O problema preocupa porque o esgotamento dos endereços IPv4 deve ocorrer no Brasil até o final do primeiro semestre de 2014. Avisos sobre este cenário não faltaram: desde os anos 1990 alerta-se para as limitações deste padrão.

IPv6

O uso de alguns artifícios poderá ajudar, como a aplicação de NAT (Network Address Translation), uma técnica que permite que um único endereço IP represente vários nós. Mas este é apenas um paliativo: o aumento constante de dispositivos e equipamentos que acessam à internet fará com que uma hora não exista mais qualquer alternativa viável.

Ciente disso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se comprometeu na semana passada a coordenar a migração entre as empresas de telecomunicações. Um passo mais do que necessário: se uma destas operadoras responde por um backbone ainda não atualizado para IPv6, por exemplo, esta situação poderá atrasar a migração de estruturas de outras organizações, como datacenters e provedores de acesso.

Os problemas não terminam aí. Outra preocupação apontada pelo NIC.br é a falta de compatibilidade do IPv6 com determinados roteadores Wi-Fi, smartphones e outros dispositivos de comunicação comercializados no país atualmente.

A solução virá novamente da colaboração da Anatel: a pedido do NIC.br, em breve, o órgão definirá novos requisitos para a homologação destes equipamentos para uso no Brasil que incluirão a implementação do protocolo IPv6.

Os próximos meses serão mesmo decisivos.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.